Arquivo do blog

terça-feira, 24 de abril de 2018

ZEZINHO, O DONO DA PORQUINHA PRETA (ESCOLA MUNICIPAL ZIZINHA RIBEIRO)

Livro para os alunos do Ensino Fundamental (sexto ao nono) lerem e comentarem

Livro: Zezinho, o Dono da Porquinha Preta
Autor(a): Jair Vitória
Editora: Ática
Série: Vagalume
Sinopse: Seo Odilo, o pai de Zezinho, decidiu vender Maninha, a porquinha da cor da noite, que o filho tinha criado desde leitoinha. Porém, para não se afastar de seu animal de estimação, o corajoso Zezinho está disposto a enfrentar tudo o que for preciso. E nessa luta para preservar sua mascote, o garoto arma inúmeras confusões e tem de lidar com a dura repreensão paterna, mas também faz muitas descobertas e aprende a enxergar a vida de uma maneira diferente. Zezinho, o dono da porquinha preta é uma aventura que desde a década de 1980 mostra ao leitor o que é uma amizade verdadeira.


ZEZINHO, O DONO DA PORQUINHA PRETA




23 comentários:

  1. Meu nome é Darlisson sou do 8º ano vermelho da Escola Municipal Zizinha Ribeiro .Eu li o livro Zezinho , O Dono da porquinha Preta da autora Jair Vitória , Zezinho tinha uma vida simples ele tinha uma porquinha que ele amanssou ela com carinho e alegria . Um dia, seu pai queria vendê-la mas Zezinho não queria . Ele teve muitos obstáculos pela frente ...Ele passou por várias fases com amigos , teve brigas e etc... Eu gostei demais queria que tivesse o filme do livro ou até a novela...

    ResponderExcluir
  2. Eu sou Cristiam do 8º vermelho da escola municipal Zizinha Ribeiro e vim comentar sobre o livro Zezinho O DONO DA PORQUINHA PRETA de Jair Vitoria, eu gostei muito do livro ele tem aventura meio suspense ,Zezinho e um garoto esperto que faz de tudo pra tira a porquinha das mãos do pai , assim zezinho começa sua aventura correndo grandes perigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristian! Muito bem,você leu o livro e conseguiu tirar a melhor parte ,continue lendo e viajando .
      Ligia_ Trilha da leitura

      Excluir
  3. Olá,eu sou Nicole da Escola Municipal Zizinha Ribeiro do 8º ano vermelho.O livro ZEZINHO, O DONO DA PORQUINHA PRETA de Jair Vitória é um livro muito lindo,cheio de emoções e aventura,nele também vemos que ao decorrer da história Zezinho tem muito amor pelo seu bichinho de estimação,ele faz de tudo para não perdê-la! Isso mostra que ele realmente amava a porquinha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole, tive a mesma impressão que você quando li este livro. Tocou em mim profundamente, porque também amo muito os animais e faço qualquer coisa para salvar um bichinho.

      Excluir
  4. Eu sou Carla Dominique da escola Municipal Zizinha Ribeiro 8°vermelho
    Nos lemos o livro ZEZINHO DONO DA PORQUINHA PRETA da autora Jair Vitoria ,e amei muito pois relata de um menino q amava muitos sua porca ,q apesar de seu pai querer tantas vezes tirar a porca da vida dele e do seus irmãos , ele foi atras do q ele amava , por através o seu amor seu pai percebeu q o menino amava mesmo como a própria vida .Foi ai q o seu pai percebeu q o amor por aquele animal era verdadeiro ..o menino enfim ficou com a porquinha !!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá,sou Luana Ester da Escola Municipal Zizinha Ribeiro do oitavo ano vermelho. Gostei muito do livro Zezinho , O Dono Da Porquinha Preta de Jair Vitória,o livro é muito bom,ajudou em nosso aprendizado,ajudou em nossa leitura,ajudou também a lembrar que devemos amar uns aos outros e também aos animais.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Felipe J. Silva Santos e estudo na escola municipal Zizinha Ribeiro e curso o 8 ano vermelho e queria deixar meu comentário sobre o livro Zezinho;o dono da porquinha Preta: Eu achei muito interessante pois se trata de um menino que vive na roça e para ele perder sua porquinha é um abalo em sua

    ResponderExcluir
  7. Eu sou Cristiam do 8º vermelho da escola municipal Zizinha Ribeiro e vim comentar sobre o livro Zezinho O DONO DA PORQUINHA PRETA de Jair Vitoria, eu gostei muito do livro ele tem aventura meio suspense ,Zezinho e um garoto esperto que faz de tudo pra tira a porquinha das mãos do pai , assim zezinho começa sua aventura correndo grandes perigos.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou Jhennyfer Karen do 8 ano vermelho da Escola municipal Zizinha ribeiro e vim comentar sobre o livro ZEZINHO O DONO DA PORQUINHA PRETA do autor{@} Jair vitoria, eu gostei gostei muito desse livro ele e muito interessante porque esse livro mostra o amor de um menino por uma porquinha o menino vive grandes aventuras so para tirar a porquinha das mãos do seu pai que queria mata-la ,desde dai o seu pai ver o seu amor pela a porquinha e decidi deixa o zezinho criar a sua porquinha.

    ResponderExcluir
  9. Sou Gustavo Felipe Ferreira de Abreu Santos sou do 8º ano Vermelho da Escola Municipal Zizinha Ribeiro.
    Achei este livro de Jair Vitória muito legal e interessante poia, a principio já começa o relato de amor entre uma porquinha e seu dono a qual iria apanhar, ser maltratado,e sofrer por ela. Também gostei muito do livro por causa da força que a porquinha teve e pelo seu amor por seu dono, que a fez superar até a peste suína e a morte de seus leitões.
    Oque eu não gostei no livro foi o fato de seu pai ser tão rude,grosseiro e egoísta e só mudar de postura e de atitude depois que seu filho fugiu de casa, e se o menino tivesse se afogado naquele grande rio? E se ele tivesse morrido? Como ele ficaria? por isso acho que deveria ter mudado sua postura e sua mania de achar que sempre estava certo.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou Emanuel Cristian da Escola Municipal Zizinha ribeiro do oitavo ano vermelho gostei do livro Zezinho o Dono da Porquinha Preta de Jair Vitória,porque mostra sobre o amor com os animais,o Zezinho luta ate o fim pelo seu animalzinho de estimação uma porquinha chamada maninha.O livro e muito bom espero participar de mais projetos como esse...ADOREI! leia esse livro vocês vão gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Emanuel Cristian, este livro tem mesmo uma lição muito linda!! Que bom você gosta de ler, continue lendo muito!!

      Excluir
  11. Eu,Raissa Barbosa Santos, estudo na Escola Municipal Zizinha Ribeiro gostei muito do livro Zezinho o dono da Porquinha Preta do autor Jair vitória pois ele é muito enteressante fala sobre o amor que Zezinho tinha pela sua porquinha de estima e como ele se importava tanto com ela. Esse livro, principalmente no final é muito emocionante porque o seu pai pela primeira vez te deu atenção e se enportou com ele. O seu pai só batia nele e chingava por tudo! Mas, no final acabou saindo como zezinho sempre quiz: é melho do que ele imaginava. E um livro muito bom quanto mais voce ler mais curioso a gente fica para saber o final da história. E um livro muito bom para as pessoas lerem. Espero mais sugestões de livros bons assim.


    ResponderExcluir
  12. Eu sou Gabrielle Marques Da Silva estudo na Escola Municipal Zizinha Ribeiro estou aqui para falar um pouco sobre o livro ZEZINHO O DONO DA PORQUINHA PRETA de JAIR VITORIA achei essa historia muito emocionante pois o menino não queria desisti da sua porquinha
    ele foi ate o fim por ela. Não devemos desistir de quem amamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielle! O livro Zezinho, O dono da Porquinha Preta de Jair Vitória é realmente uma aventura emocionante que nos mostra amor e amizade verdadeira...Leia também O pequeno Príncipe....Você vai gostar!!!! Beijinhos! E boa leitura!!!

      Excluir
  13. Eu sou o aluno Mikael do 8° vermelho e vim para comentar sobre o livro Zezinho o Dono da Porquinha Preta do autor Jair vitoria, eu gostei muito de ler esse livro porque fala de um garoto que gostava muito de sua porca e fazia de tudo para conseguir salva-la ate conseguiu, esse livro foi muito otimo porque fala sobre os animais e eu também.

    ResponderExcluir
  14. Eu Dênis Washington do 8° vermelho gostei muito do livro Zezinho ,o dono da porquinha preta e acho que ele foi muito corajoso a chegar ao ponto de fugir de casa sabendo que ia levar uma sova do pai, porque o seu pai e a sua mãe queria vender a sua porquinha para qualquer pessoa que a interessar o menino ficou uma fera com a atitude dos pais que aprontou muito para que o pai desisti de vender sua amiga.Eu concordo com zezinho porque quem gosta de algo luta por ele.

    ResponderExcluir
  15. Sou Paulo Abraão do 8 ano na Escola Municipal Zizinha Ribeiro,nos lemos o livro ZEZINHO O DONO DA PORQUINHA PRETA de JAIR VITORIA e achei o livro muito emocionante que conta a historia de um menino que amava sua porquinha que seu pai queria vender ela.
    Ele consegue ficar com ela no final da historia.

    ResponderExcluir