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PROJETO MONTES CLAROS NA TRILHA DA LEITURA

 “É através da história que se pode descobrir outros jeitos de ser e de agir. É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula.” (ABRAMOVICH, 2010)

  O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, desenvolvido pelo Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros desde o ano de 2013, apresenta importantes estratégias e espaços alternativos para o desenvolvimento da leitura.

  Ao longo dos seus cinco anos de trabalho, criou e apresentou as personagens da turma da leitura, através de teatro e contação de histórias, incentivando cada escola a escrever e desenvolver o seu próprio projeto de leitura; montou uma equipe de professores que, no contra turno, através da caravana da leitura, incentiva a leitura nas escolas, praças, parques e outros espaços alternativos, com teatros, contação de histórias, distribuição de livros, histórias, panfletos e marca-páginas.

  No ano de 2017, o trabalho continuou partindo da história da nossa cidade, com o tema: “Nas Trilhas Literárias de Montes Claros” resgatando sua história, seus personagens lendários, artistas, aspectos ambientais, riquezas, enfim, sua cultura. Ao final, todos os alunos serão convidados a escrever um livro sobre os aspectos da história da cidade, intitulado: “Reescrevendo Montes Claros”. Os livros serão expostos para apreciação de toda a sociedade, e depois, disponibilizados às bibliotecas da cidade.

  Ainda em 2017, o tema "Nas Trilhas do Mundo Subterrâneo" trabalhado na Educação Infantil municipal no segundo semestre, fez uma abordagem as aventuras de Alice do País das Maravilhas, encantou a todos. A trama abordou uma viagem pelo mundo subterrâneo, abrindo as portas que contêm os segredos do planeta, como lençol freático, raízes, galerias pluviais, animais como minhocas, aranhas, túneis com emaranhados de fios de rede elétrica, as redes de esgoto, fósseis, vulcões em erupção e muitos outros.

  Para desenvolver tais atividades, cada escola tem o seu cronograma de ações, visando continuar avançando na concretização dos objetivos do projeto, desenvolvendo ações que utilizem a leitura como fonte de prazer, informação e aprendizagem, em diversos espaços e suportes, ampliando a escrita e o conhecimento dos alunos e da comunidade, mobilizando a sociedade em geral, através de atividades como: blitz da leitura, leitura no parque, na praça, nos pontos de ônibus, no shopping, oficina de contação de histórias para educadores, realização do DIA L ( DIA DA LEITURA), envolvendo as famílias, espetáculos com a TURMA DA LEITURA em auditórios da cidade, visita da CARAVANA DA LEITURA às escolas, Feira Literária, dentre outros.

  Assim, neste  ano de 2018,   o convite para fazer parte da trilha da leitura continua aberto às escolas e estendido a toda a sociedade:  procure uma escola, doe livros, conte uma história... cante, encante! Vamos juntos trilhar os mágicos caminhos da leitura nas nossas escolas e na nossa cidade?

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