Arquivo do blog

terça-feira, 24 de abril de 2018

ZEZINHO, O DONO DA PORQUINHA PRETA (ESCOLA MUNICIPAL NAIR FONSECA BRANDÃO)

Livro para os alunos do Ensino Fundamental (sexto ao nono) lerem e comentarem


 
Livro: Zezinho, o Dono da Porquinha Preta
Autor(a): Jair Vitória
Editora: Ática
Série: Vagalume
Sinopse: Seo Odilo, o pai de Zezinho, decidiu vender Maninha, a porquinha da cor da noite, que o filho tinha criado desde leitoinha. Porém, para não se afastar de seu animal de estimação, o corajoso Zezinho está disposto a enfrentar tudo o que for preciso. E nessa luta para preservar sua mascote, o garoto arma inúmeras confusões e tem de lidar com a dura repreensão paterna, mas também faz muitas descobertas e aprende a enxergar a vida de uma maneira diferente. Zezinho, o dono da porquinha preta é uma aventura que desde a década de 1980 mostra ao leitor o que é uma amizade verdadeira.


14 comentários:

  1. Eu me chamo Calebe ,sou da escola municipal Zizinha ribeiro do 8 ano ,e irei falar sobre o livro de Jair vitoria . bem eu gostei do livro pois relata sobre a historia de um menino que nasceu na fazenda , e desde de pequeno criava uma porquinha preta ,e quando ela cresceu seu pai decidiu em vende-la de qualquer forma ,mas o menino lutou pela sua porquinha e nunca desistiu pelos seus direitos.

    ResponderExcluir
  2. O livro é muito bom, diverti-me muito lendo. A melhor parte e quando Zezinho e o pai se perdoam depois de varias brigas e surras levada por Zezinho.
    Meu nome é Paulina, sou aluna do 8º ano, da Escola Municipal Nair Fonseca Brandão.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Maria Fernanda , sou aluna do 8º ano , da Escola Municipal Nair Fonseca Brandão. Eu adorei o livro porque fala sobre amizade de um garoto e uma porquinha que venceram muitos obstáculos para ficarem juntos.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Geizy Flavia , sou aluna do 8ºano da Escola Municipal Nair Fonseca Brandão. Eu gostei muito do livro Zezinho, dono da porquinha preta. Ele conta uma história de amor entre um menino e seu animal de estimação. Recomendo a quem ainda não leu.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Estéfany, sou aluna do 8ºano, da Escola Municipal Nair Fonseca Brandão.
    Eu achei o livro Zezinho, o dono da porquinha preta, um livro muito bom. Ele contém fatos marcantes como uma surra, e um reencontro inesquecivel. Fiquei surpresa com a coragem de Zezinho ao esconder sua amiga, a porquinha preta. Eu amei esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome è Jhonata, sou aluno do 8º ano, da Escola Nair Fonseca Brandão.Eu li o livro Zezinho, dono, da porquinha preta e gostei muito.O livro me fez relembra de quando eu era criança.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Maria Alice, sou aluna do 8º ano, da Escola Municipal Nair Fonseca Brandão. Minha opinião sobre o livro ''Zezinho, o dono da porquinha preta'' é que o livro é simplismente perfeito. Adorei o livro, principalmente pela parte que fala do amor de Zezinho com sua porquinha. Achei muito bonito, o amor que não só ele tem , mas que outras pessoas também sentem pelos seus animais.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Matheus, sou aluno do 8º ano da Escola Municipal Nair Fonseca Brandão e eu gostei muito do livro Zezinho o dono da porquinha preta, principalmente da parte que ele persegue o inhambu, mas também, tem várias outras partes legais. O livro é muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Ialo. Sou aluno do 8 ano da escola Nair Fonseca Brandão. Minha opinião sobre o livro Zezinho o dono da porquinha preta é um livro muito emocionante é surpreendente . Fiquei emocionado, principalmente na hora em que Zezinho perde a porquinha e a encontra com muitos filhotinhos.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Maria Eduarda, sou aluna do 8º ano, da Escola Municipal Nair Fonseca Brandão. O livro Zezinho, o dono da porquinha preta é um ensinamento para nós. É um livro muito interressante e muito legal. Ele nos ensina que não devemos ser mentirosos, que devemos ser mais amigos uns dos outros e que não devemos partir para a violência, pois isso é muito feio. Eu amei a coragem dele para ajudar seu animalzinho.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome è Gabriel,sou aluno do 8ºano, da Escola Nair Fonseca Brandâo. Eu achei o livro muito triste porque o pai do Zezinho batia muito nele.E ele tambem quando saia ele nâo podia voltar muito tarde, se nâo seu pai te batia.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Cleiton Henrique, sou aluno do 8º ano, estudo Escola Municipal Nair Fonseca Brandão. Eu gostei muito do livro Zezinho, o dono da porqinha preta principalmente daquela parte em que ele fica preoculpado com a porquinha porque pensou que a enchente tinha carregado a amiga. Depois ele a encontrou com filhotinhos. Adorei o livro.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Fernanda , sou aluna do 8º ano , da Escola Municipal Nair Fonseca Brandão e a minha opinião sobre o livro Zezinho o dono da porquinha preta, é que ele é muito bom. Zezino tem um enorme amor por sua porquinha e eu fiquei imprecionada porque nem todas as pessoas tem esse amor pelo seu bichinho de estimação e para alguns não passa de um animal sem significado nenhum.

    ResponderExcluir
  14. Eu me chamo Victor Gabriel do 8 vermelho da Escola Municipal Zizinha Ribeiro li o livro, Zezinho, o dono da porquinha preta de Jair Vitoria , o livro e muito bom acho que todos que ler o livro vão gostar, na minha turma todos gostaram, teve gente que se emocionou por que o fim da historia foi mesmo emocionante!Mas o pai dele dessa vez fez ao contrario lhe deu um abraçoe deixou ele ficar com a maninha... EU AMEI !

    ResponderExcluir