PROJETO MONTES CLAROS NA TRILHA DA LEITURA
“É através da história que se pode descobrir outros jeitos de ser e de agir. É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula.” (ABRAMOVICH, 2010)
O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, desenvolvido
pelo Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros desde o ano de 2013,
apresenta importantes estratégias e espaços alternativos para o desenvolvimento
da leitura.
Ao longo dos seus cinco anos de trabalho, criou e apresentou
as personagens da turma da leitura, através de teatro e contação de histórias,
incentivando cada escola a escrever e desenvolver o seu próprio projeto de
leitura; montou uma equipe de professores que, no contra turno, através da
caravana da leitura, incentiva a leitura nas escolas, praças, parques e outros
espaços alternativos, com teatros, contação de histórias, distribuição de
livros, histórias, panfletos e marca-páginas.
No ano de 2017, o trabalho continuou partindo da história da
nossa cidade, com o tema: “Nas Trilhas Literárias de Montes Claros” resgatando
sua história, seus personagens lendários, artistas, aspectos ambientais,
riquezas, enfim, sua cultura. Ao final, todos os alunos serão convidados a
escrever um livro sobre os aspectos da história da cidade, intitulado:
“Reescrevendo Montes Claros”. Os livros serão expostos para apreciação de toda
a sociedade, e depois, disponibilizados às bibliotecas da cidade.
Ainda em 2017, o tema "Nas Trilhas do Mundo
Subterrâneo" trabalhado na Educação Infantil municipal no segundo
semestre, fez uma abordagem as aventuras de Alice do País das Maravilhas,
encantou a todos. A trama abordou uma viagem pelo mundo subterrâneo, abrindo as
portas que contêm os segredos do planeta, como lençol freático, raízes,
galerias pluviais, animais como minhocas, aranhas, túneis com emaranhados de
fios de rede elétrica, as redes de esgoto, fósseis, vulcões em erupção e muitos
outros.
Para desenvolver tais atividades, cada escola tem o seu
cronograma de ações, visando continuar avançando na concretização dos objetivos
do projeto, desenvolvendo ações que utilizem a leitura como fonte de prazer,
informação e aprendizagem, em diversos espaços e suportes, ampliando a escrita
e o conhecimento dos alunos e da comunidade, mobilizando a sociedade em geral,
através de atividades como: blitz da leitura, leitura no parque, na praça, nos
pontos de ônibus, no shopping, oficina de contação de histórias para
educadores, realização do DIA L ( DIA DA LEITURA), envolvendo as famílias,
espetáculos com a TURMA DA LEITURA em auditórios da cidade, visita da CARAVANA
DA LEITURA às escolas, Feira Literária, dentre outros.
Assim, neste ano de 2018, o convite para fazer
parte da trilha da leitura continua aberto às escolas e estendido a toda a
sociedade: procure uma escola, doe livros, conte uma história... cante,
encante! Vamos juntos trilhar os mágicos caminhos da leitura nas nossas escolas
e na nossa cidade?
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