Arquivo do blog

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Projeto Tecnologia e literatura: Desafios e possibilidades no mundo dos super-heróis' na E. M. Zizinha Ribeiro




O 'Projeto Tecnologia e literatura: Desafios e possibilidades no mundo dos super-heróis' trouxe "novo ânimo" para o 3º ano Lilás da Escola Municipal Zizinha Ribeiro. O motivo é que desde o início do seu desenvolvimento na unidade, neste primeiro semestre, o projeto abriu espaço para discussões por meio de roda de conversas, leitura e reconto de um tema que "já faz parte do imaginário e fantasia de toda criança". 
Dentro do projeto estão sendo desenvolvidos trabalhos como leitura espontânea, recontos, produção coletiva e individual, "que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita", como explica as professoras da unidade, Selma Durães e Elisângela Assis.  
"O projeto contribui para a consolidação do diálogo entre escola e família através da participação e interesse dos pais na realização das atividades escolares", afirma as professoras. 
Fotos: Escola Municipal Zizinha Ribeiro

terça-feira, 26 de junho de 2018

Sou um super-herói: Trilha da Leitura leva espetáculo a mais 9 unidades escolares

Sou um super-herói: Trilha da Leitura leva espetáculo a mais 9 unidades escolares















Com o propósito de levar o teatro “Sou um super-herói” aos alunos de todas as escolas municipais, a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL) esteve em visita a 9 unidades escolares no mês de maio e início de junho, onde foi apresentado o espetáculo que tem como tema “Tecnologia e Literatura: desafios e possibilidades no mundo dos super-heróis”. 
A peça, de autoria da coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa, abordou o uso demasiado do celular e de suas ferramentas em detrimento dos livros, o consumismo, o desperdício e a necessidade de poupar para viver com sustentabilidade. A trama teve como pano de fundo as aventuras do herói 'Camilão, o Comilão', de Ana Maria Machado.   
“Foram momentos prazerosos e cheios de significados para todos nós. É muito bom ver o envolvimento dos alunos durante e depois das apresentações. Cada vez mais estamos todos na trilha da leitura!", explica a professora e integrante do Trilha, Simone Moreira. 
Apresentações 
No mês de maio, as apresentações aconteceram na E. M. Profª. Neide Melo Franco, no dia 03; na Ruy Lage, no dia 22; e na Dú Narciso, no dia 23. No mês de junho aconteceram no CAIC do Renascença, no dia 06, e nas escolas Profª. Eunice Carneiro, no dia 07; no dia 08 no Jason Caetano I e Sebastião Mendes; no dia 08, Dr. Crisantino Borém, no dia 12; e na Profª. Maria de Lourdes Pinheiro, no dia 13. 
"Levar o teatro a todos os estabelecimentos de ensino é contribuir para a formação integral dos alunos, aliando o incentivo à leitura ao prazer de assistir ao teatro. Sem contar a mensagem passada para cada um de nós: “podemos ser heróis da nossa própria história”!", afirma a coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa. 
Fotos: MCTL

terça-feira, 19 de junho de 2018

ADIADO Concurso de Escrita Anos Iniciais do Ensino Fundamental



ADIADO CONCURSO DE ESCRITA-ENSINO FUNDAMENTAL - ATÉ 17 DE AGOSTO



QUEM É MEU HERÓI OU SUPER-HERÓI?


ORIENTAÇÕES GERAIS: A partir do tema trabalhado, os alunos deverão responder a questão “Quem é meu herói ou super-herói”?


Anos iniciais: 1º ao 5º: Texto narrativo ou poético ( poema)

Anos finais: 6º ao 9º : Crônica

PÚBLICO-ALVO: Todos os alunos do Ensino Fundamental. A escola deverá selecionar internamente os 3 trabalhos mais significativos ( de cada segmento - anos iniciais e finais, sendo 6 trabalhos por escola) durante as atividades de culminância previstas no projeto.


FORMA E PERÍODO DE ENTREGA/ENVIO: Até 22 DE JUNHO (sexta-feira). Entregar na SME - sala 12 – ou enviar no e -  mail do Trilha (texto  fotografado ou escaneado).


DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: 29 DE JUNHO ( sexta-feira)


PREMIAÇÃO: Os 3 textos mais significativos ( de cada segmento)  receberão certificado, kit de livros e participarão de uma apresentação especial do Trilha da Leitura.



OUTRAS INFORMAÇÕES: 
E- MAIL DO TRILHA OU 99915 4943 - ÉLLEN
montesclarosnatrilhadaleitura@gmail.com


quarta-feira, 13 de junho de 2018

Trilha da Leitura cria blog para aproximar ainda mais os alunos da leitura



Com o objetivo de chamar a atenção dos alunos para a leitura e considerando o avanço das novas tecnologias e a facilidade de acesso à internet, o Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL), neste ano, proporciona aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, a leitura de livros on line. Para tal, a equipe criou um blog onde disponibilizou um livro para cada escola, com o tema super-heróis’ como pano de fundo. Clique aqui e confira o blog do Trilha.





De acordo com a professora e integrante do Trilha, Simone Moreira, o presente trabalho justifica-se como uma das preocupações constantes no ensino-aprendizagem, que é como formar leitores diante dos avanços tecnológicos e das transformações comportamentais das crianças, adolescentes e jovens antenados com as mídias sociais. "Assim, utilizar uma ferramenta que eles utilizam diariamente, que é a internet, é uma excelente oportunidade de incentivar a leitura", afirma. 
“Essa é uma geração de adolescentes que se conectam 24 horas por dia nas redes sociais, por conseguinte, as notícias dos grupos sociais nos quais estão inseridos chegam até eles em tempo real. A rapidez na comunicação os deixa extasiados, pois podem criar espaços imaginários e simbólicos de ter, ser e poder. Como consequência, essas novas mídias transformaram os hábitos de leitura dessa geração. Não se tem mais tempo de pegar um livro e degustar sua leitura sem estar ‘ligado’ no celular. Assim, a escola precisa encontrar alternativas para incentivar a leitura, despertando o gosto dos alunos para isso, disponibilizando livros de interesse dos mesmos", comenta a coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa.

NA TRILHA DA PAZ!



NA TRILHA DA PAZ!!


Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL) abraçou o projeto 'Paz no lar, paz na escola, paz na vida' e esteve no grande ato contra a violência realizado no último sábado, 09 de maio, na Praça da Catedral Metropolitana de Montes Claros, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e entidades parceiras. 


Com o tema 'Na Trilha da Paz', a equipe se fantasiou de diversos personagens e cada um levou para a Praça um escudo branco com um livro, "indicando que a nossa proteção, o nosso escudo contra a violência pode ser um bom livro, uma boa leitura, que nos mostre como sermos pessoas pacíficas num mundo tão violento, onde as pessoas estão muito apressadas, sem tempo para a semeadura da paz", como explica a coordenadora do Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa. 
De acordo com a professora e integrante do Trilha, Simone Moreira, esse foi um momento prazeroso e cheio de significados para todos. "Estar junto com as pessoas, incentivando a prática da paz e da leitura, amplia nossa responsabilidade: ler para nos tornarmos cidadãos conscientes do nosso papel na sociedade como pacificadores e transformadores do mundo em que vivemos", comenta a professora. 
Na Trilha da Paz 
Aliando a proposta da SME e à literatura, 'Na Trilha da Paz' será o tema de trabalho do projeto para o segundo semestre de 2018. "Estaremos desenvolvendo nas escolas municipais, um trabalho literário, com leituras e teatro voltados para a paz, incentivando os alunos a promoverem a paz em todos os espaços. Esta caminhada foi apenas o começo", explica Éllen Santa Rosa. 
Fotos: MCTL