A E. M. Rozenda Zane de Moraes, mais uma vez, realiza atividade de alta qualidade enaltecendo a literatura. A Equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura prestigiou o evento virtual, que ocorreu na noite do dia 26 de outubro deste ano, intitulado "Encontro Literário: redescobrindo saberes", com a participação dos alunos, familiares, e educadores do turno vespertino, e com outros convidados especiais.
Segundo a supervisora do turno, Sônia Maria Oliveira Cavalcante, "A Literatura nas escolas deve despertar o gosto pela leitura e proporcionar alegria e encanto, o que só acontece quando trabalhada de forma significativa pelo aluno." A temática do evento girou em torno das aventuras no contexto da pandemia e da luta pelos direitos de igualdade e justiça social. A noite teve início com uma animada troca de cartas entre Emília e Saci Pererê, personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato. A obra foi trazida para a atualidade pelos alunos dos sextos anos, que, de forma lúdica, apresentaram um Saci moderno, consciente dos seus direitos e da importância da ciência. Trabalho realizado pela professora Zelita Batista com muito louvor.
Em seguida, os alunos apresentaram os patronos que dão nomes às turmas através de um animado Cordel. Com poemas e representações dos alunos dos sétimos anos, conhecemos um pouco mais das obras, "Diversidade" de Tatiana Belink e "Este admirável mundo louco" de Ruth Rocha. Nossos agradecimentos à professora Ercimara, pelo belo trabalho. A convidada Dóris Araújo, professora, escritora e poetisa relembrou sua trajetória cultural e como surgiu seu encantamento pela Literatura. Nossa querida Éllen Santa Rosa, professora, escritora, contadora de histórias e coordenadora do "Projeto Trilha da Leitura" prendeu a atenção de todos com seu encanto, ao contar a história da "Moura Torta". O professor Sebastião Abiceu contextualizou a evolução dos direitos e a importância destes para a promoção da igualdade, ao ouvir a declamação do poema "Diversidade" de Tatiana Belinky, pelos alunos.
Por fim, Glauce Fernanda, professora de Português do 6º ano apresentou de forma emocionada os trabalhos de seus alunos, que recontaram as histórias do Menino Maluquinho, do autor Ziraldo, de diversas formas. Foram lindos Lapbooks que demonstraram o zelo e a criatividade dos estudantes. Os recontos divertiram e encantaram os presentes. Tanto que a professora Fernanda se auto declarou uma "Professora Maluquinha", fazendo alusão a outra personagem do autor.
O evento teve como objetivo promover o gosto pela Literatura e estimular a participação dos alunos e envolvimento das famílias, mesmo em um contexto tão adverso quanto o da pandemia. De forma interdisciplinar, estudantes e equipe mostraram que é possível aprender de forma leve e significativa. "Nosso Encontro Literário foi sem dúvida um sucesso! Recebemos muitas mensagens dos pais agradecendo e pedido novas apresentações". Conclui a supervisora Sônia.