Farley Henrique (Educamoc)
C
om uma apresentação realizada no dia 25 de junho, no Parque Sagarana, a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura encerrou a turnê do espetáculo teatral "Cadê o cerrado que tava aqui?", apresentado neste primeiro semestre nas escolas do Sistema Municipal de Ensino. A apresentação teve como público alunos do Centro Pedagógico Capelo Gaivota, dos Cemeis e escolas municipais.
No teatro, que teve como objetivo aproximar ainda mais os alunos da temática da Educação Infantil para o primeiro semestre letivo de 2019, a personagem Lalinha, após presenciar um incêndio no quintal da casa da sua avó, aprendeu, por meio da leitura da história “Meu Quintal”, de Éllen Santa Rosa, como recuperar o quintal do sítio, que foi todo queimado, e ajuda a avó.
“Este foi mais um trabalho de parceria com a Educação Infantil, e nos ficamos muito felizes em trabalhar um tema tão concreto e tão real, e tão perto da nossa realidade, que é o cerrado. Acreditamos ter contribuído para a formação das crianças, não só na formação de construção de conhecimento, mas, também, na construção integral do ser humano, porque na literatura a gente consegue viajar por caminhos que não dizem respeito ao conhecimento, mas, também, a emoção. Então esse trabalho deu uma satisfação muito grande de mostrar para as crianças que cada um pode fazer a sua parte, pode fazer a diferença.”, analisa a coordenadora do Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa.
A coordenadora ainda aproveitou para destacar o próximo passo do projeto: “ agora nós estamos arrumando as cartinhas recebidas do concurso de escrita, onde cada Cemei está escrevendo para nós o que eles fizeram de interessante para responder a pergunta: Cadê o cerrado que tava aqui? No segundo semestre vamos premiar as melhores experiências.”, afirma.